Exames

Disponibilizamos dentro da própria Clínica, exames de check-up essenciais, pensando na facilidade e agilidade para o profissional solicitante, além de comodidade, economia e conforto para seus pacientes, que não precisam se deslocar para outro local. Além disso, o profissional pode contar com o apoio de uma plataforma de laudos on-line, que disponibiliza o laudo imediatamente, agilizando o diagnóstico e o tratamento de seu paciente.

Eletrocardiograma

É um exame que analisa a atividade elétrica do coração e identifica falhas na condução do impulso elétrico através do músculo cardíaco, o que pode acarretar arritmias e parada cardíaca. Avalia, portanto, o ritmo, a quantidade e a velocidade das batidas do coração. Eletrodos são conectados ao tórax do paciente, conectados por fios e ligados ao aparelho (Eletrocardiógrafo) que desenha os estímulos elétricos num papel térmico que é interpretado pelo especialista. O ECG de repouso serve para detectar arritmias, aumento das cavidades cardíacas, doenças coronarianas, infarto do miocárdio, dentre outras patologias.

Holter Cardiológico

É um eletrocardiograma de longa duração, utilizado para avaliar a presença de alterações no ritmo cardíaco (arritmias) que não se consegue detectar no Eletrocardiograma de repouso. O paciente fica com um aparelho eletrônico portátil na cintura, acoplado a eletrodos que são fixados no tórax. Este fará o registro e a gravação da atividade elétrica do coração durante 24h. Como os registros são contínuos, isso permite identificar acelerações ou desacelerações não fisiológicas da atividade cardíaca que podem estar relacionadas a problemas específicos. O exame é indicado quando há queixas de tonturas, palpitações, falta de ar, desmaios e também para pessoas que já tenham o diagnóstico de arritmias ou usam marca-passo. A preocupação em se acompanhar o ritmo cardíaco está em se prevenir a morte súbita, que pode ocorrer quando as batidas do coração se aceleram exageradamente ao ponto do coração não conseguir bombear o sangue adequadamente para o cérebro, o paciente desmaia e acaba morrendo.

M.A.P.A.(Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

Trata-se de um exame que avalia as alterações da Pressão Sanguínea durante 24h. Esse monitoramento é feito através de um aparelho eletrônico que fica preso na cintura do paciente acoplado a uma braçadeira. Ao longo do dia a Pressão arterial pode sofrer oscilações em resposta a determinadas situações do dia-a-dia como cansaço, estresse, ansiedade, etc. Também avalia picos de pressão durante a gestação ou sono, colaborando para evitar danos cérebro-vasculares ao longo da vida. A pressão arterial do ser humano apresenta um comportamento diferente durante o dia e durante a noite, daí a importância deste exame para descobrir se há picos hipertensivos durante o sono e prevenir a morte súbita. Com este exame é possível ao médico ajustar, com mais eficiência, as doses das medicações anti-hipertensivas do paciente. Quem tem hipertensão arterial deveria fazer este exame pelo menos uma vez por ano.

Bioimpedanciomentria

Trata-se de um exame indicado para avaliar a composição corporal, ou seja, a porcentagem de gordura, músculo e água do corpo. Essa medida é feita através da emissão de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência que passa pelo corpo através de placas de metal. Através de cálculos matemáticos, nos fornece algumas informações, tais como IMC (Índice de Massa Corporal), Gordura Corporal, Massa Muscular, Água corporal, Proteína, Gordura Visceral, Massa Óssea, TMB (Taxa Metabólica Basal), Idade Corporal. Este exame serve como complemento de avaliações nutricionais para pessoas que desejam melhorar suas condições de saúde física.