Conhecida comercialmente e popularmente como BOTOX®, a toxina botulínica do tipo ‘A’ é uma substância líquida, estéril e liofilizada, produzida pela bactéria chamada Clostridium botulinium.
Existem diversos nomes comerciais mas o botox ficou mais conhecido no Brasil. As toxinas botulínicas industrializadas têm pequenas diferenças entre si e recebem subnomes como: OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®), IncobotulinumtoxinA (Xeomin®), entre outras.
São várias marcas de diferentes empresas e todas com características próprias, dosagens e eficácia diferentes.
É indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão: as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Se comparado aos cremes para rugas e linhas de expressão, o botox apresenta resultados instantâneos e visíveis. No entanto, a indicação depende de avaliação médica individualizada.
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação, tabagismo e vários outros agentes. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão.
Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele.
O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos que é gerada quando sorrimos ou forçamos a vista. Quando a toxina botulínica é injetada nessas rugas, age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, bloqueando parcial ou totalmente, a contração muscular.
Muitos especialistas recomendam o tratamento preventivo a partir dos 25 anos de idade com a premissa de bloquear a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a formação de rugas causadas pelas mímicas faciais.
A toxina botulínica vem em frascos e é injetada na área a ser tratada. A aplicação é rápida e praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível.
Em geral, a duração da toxina botulínica varia entre 4 a 6 meses. Posteriormente os músculos voltam a receber impulsos dos neurotransmissores e ocorre o reaparecimento das rugas e linhas de expressão
O tratamento não dever ser feito em grávidas e ou lactentes.
Agende uma consulta com nosso especialista, ligue ou envie uma mensagem no WhatsApp para o número (11) 93237-6184.
Clínica Aliatta Saúde & Vida – R. Ana Abreu, 77 – Jardim Sao Jose, Itatiba/SP.