MAPA 24HR – o exame mais solicitado por cardiologistas

MAPA 24HR – o exame mais solicitado por cardiologistas

 

O exame MAPA 24HR é frequentemente solicitado por médicos cardiologistas e serve para acompanhamento clínico de pacientes com suspeita ou histórico de hipertensão arterial. Trata-se de um exame específico para monitoramento dos níveis de pressão arterial durante as atividades diárias de um paciente ao longo do dia.

O que é o exame mapa?

Este exame é feito através de um aparelho eletrônico composto por um monitor e uma braçadeira (com manguito) para medir a pressão arterial. Esse equipamento é acoplado a cintura e braço do paciente.

Qual a finalidade do exame?

O exame MAPA 24HR tem por finalidade construir um diagnóstico preciso após suspeita de pressão alta no método convencional em consultório. Apenas com o monitoramento ao longo de 24h é possível analisar o comportamento da pressão arterial durante todos eventos cotidianos,  pois a pressão arterial sofre diversas alterações ao longo do dia, alternando inclusive em determinadas circunstâncias como por exemplo momentos de estresse ou cansaço físico.

Quando o MAPA 24HR é indicado?
O exame é indicado quando há suspeita nos valores em consultório. Este exame serve para diagnóstico de:

  • Pré-hipertensão sem lesão do órgão alvo
  • Avaliação de hipertensão episódica
  • Identificação de hipertensão do sono ou ausência de descenso no sono
  • Manejo da hipertensão durante a gravidez
  • Avaliação da hipertensão em idosos
  • Análise da hipertensão em crianças e adolescentes
  • Triagem em síndrome de Apneia obstrutiva do sono
  • Mito da elevação matinal precoce da pressão arterial

Não existem contra indicações para realização desse exame, uma vez que o mesmo não oferece perigo ou interfere nas atividades cotidianas. É um exame de baixo desconforto, entretanto é contra indicado em pacientes com os valores de pressão máximas muito elevados como por exemplo pacientes com arritmias cardíacas ou parkinsonismo.